Kizhi
Kizhi é uma ilha russa situada no Lago Onega da divisão federal da República da Carélia, uma cidade realmente cinematográfica.
O acesso à ilha se dá pela travessia do lago a partir de Petrozavodsk, em numerosas viagens durante os dias de verão, por navios de cruzeiro. Não há alojamentos para pernoite de visitantes.
* Fomos no mês de agosto é bom levar um casaco pois determinadas horas faz um friozinho de lascar.
* Fomos no mês de agosto é bom levar um casaco pois determinadas horas faz um friozinho de lascar.
O conjunto de três grandes construções eclesiásticas de madeira, antigas e com arquitetura peculiar, presente na ilha Kizhi, é Patrimônio da Humanidade (UNESCO).
Igreja da Transfiguração (prédio maior), também conhecida como “Igreja de Verão”, é o ponto mais marcante do Patrimômio de Kizhi. Esta construção de 1714 possui 22 domos em sua cobertura.
A Torre do Sino atualmente encontra-se em restauração.
A Igreja da Intercessão (prédio menor, com 10 domos em sua cobertura), também conhecida como “Igreja de Inverno”, foi construída em 1764.
O pequeno vilarejo possui, ainda a Igreja de São Lázaro (esta encontra-se fechada a visitação) mas vale a pena visitar em volta da mesma; possui vários ângulos para boas fotos.
Tivemos a sorte de chegar em Kizhi na época da comemoração de 300 anos da Igreja. Vimos diversos moradores vestidos de camponeses para receber os visitantes, e tinha também bastante maça. A visita foi rápida, porém como o vilarejo não é tão grande deu para visitar tudo com a devida calma; porém um pouco antes do meio dia começaram a chegar o povo local e da vizinhança (esses vieram de aerobarcos) para a missa, que infelizmente não é aberta para o turista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário