Auschiwtz
Tudo começa em 27 de abril de 1940 quando Auschiwtz foi transformado em campo de concentração. No começo de 1942 ao final de 1944 trens chegavam lotados a todo instante transportando judeus para a morte.
Ironicamente a frase escrita em alemão significa " O trabalho liberta" ao passar pelo portão principal acima começa a passar um filme em sua memória. Com 24 blocos secos, sua cerca eletrificada dupla para dificultar as fugas e o chão de terra o campo já causa desconforto logo no início.
Concebido inicialmente para ser um campo de trabalho forçado, os que ali chegavam a partir de julho/42 eram logo selecionados na entrada por um oficial nazista que limitava-se a apontar para direita e esquerda. Os que tinham sorte de ser apontados para o lado direito viviam no máximo por mais 6 meses, se alimentando diariamente da mesma dieta; qual seja, no café um chá de capim sem açúcar, no almoço uma sopa rala de repolho ou batata e na janta a mesma sopa com legumes crus e um pedaço de pão. Já os que não tinham a mesma sorte ou talvez até tivessem geralmente as mulheres, crianças, enfermos, idosos e deficientes, e eram apontados para o lado esquerdo iam direto para os "supostos banhos" que na verdade eram banho com cyclone B (pesticida a base de ácido cianídrico) que matava em 20 minutos.
7kg de cyclone B era capaz de matar 300 pessoas. Após este horrível processo os mortos tinham seus cabelos raspados e vendidos para indústrias de perucas, obviamente não sabiam a procedências dos cabelos; após os corpos eram levados para os fornos crematórios onde era apagados qualquer vestígio de sua existências, porém as cinzas foram sopradas aos quatro cantos do mundo para que a humanidade nunca mais se esqueça desses atos de terror.
A última morte em Auschiwtz foi em 30/10/1944, no mês seguinte foi ordenado que os crematórios fossem destruídos antes da chegada do Exército Vermelho.
Rudolf Höss, o sádico comandante do campo, testemunhou depois da guerra no Julgamento de Nuremberg, por ironia do destino foi capturado e sentenciado a morte, o local de seu enforcamento encontra-se ao lado do forno onde ele tirou milhares de vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário